Prefeitura alcança 512 casas reformadas pelo Morar Melhor no Arraial do Retiro
- Equipe do Blog
- há 2 dias
- 3 min de leitura
Salvador

Moradores do Arraial do Retiro comemoraram a transformação de vida proporcionada pelo Morar Melhor, na noite desta quarta-feira (9), durante a entrega de mais 106 casas reformadas pelo programa, proporcionando mais dignidade às famílias que vivem no bairro. A entrega das moradias foi realizada pelo prefeito Bruno Reis e demais gestores municipais. Esta já é a segunda vez que o programa chega à região, com um total de 512 casas reformadas.
Após percorrer algumas ruas do bairro e de observar de perto as melhorias, o prefeito destacou a transformação de vida que o programa levou aos moradores. “As histórias dos beneficiários do Morar Melhor são muito parecidas. Dona Jacira mora aqui no bairro há 30 anos, tem seu filho Albert, de 27, não está aposentada ainda, vive da venda de geladinho e de refrigerante. Albert tem uma barbearia, ajuda a mãe, mas a renda dos dois jamais daria para fazer a reforma que foi feita. Dona Jacira agora dorme em paz, com tranquilidade, passou a morar com dignidade. Por isso que dizemos que esse programa muda a vida da pessoa sem mudar de endereço”, relatou.
“Uma das mudanças mais significativas que Albert fez questão de registrar foi em relação ao calor que fazia na casa, porque não tinha janela no fundo e não tinha ventilação e agora esse problema foi resolvido. Além disso, Dona Jacira lembrou o quanto ela sofria com as chuvas, porque quando chovia, alagava por cima e por baixo. Por cima, por conta das infiltrações e por baixo, porque atrás da casa passa um córrego. Com o Morar Melhor, foi construído um muro e reformado o quintal”, acrescentou o prefeito.
Na casa de Jacira Sena, de 53 anos, situada na Rua Coração de Maria, foi realizada a troca de telhado, requalificação do quintal, reboco e pintura das paredes, troca de instalações sanitárias e elétricas, aplicação de revestimento e colocação de janelas e basculante.
“Essa reforma representou uma grande vitória para mim. Eu antes ficava morta de vergonha quando recebia uma visita e a pessoa queria ir ao banheiro, porque era muito escuro e não tinha piso. Agora dá gosto, colocaram piso no banheiro, na cozinha. A casa também foi rebocada e pintada. Sem falar que antes quando chovia, molhava muito. Eu vivia com baldes aparando água. Com a reforma, ficou outra coisa. Estou muito feliz”, contou.
Albert Cruz, 27, definiu a obra como a concretização de um sonho que ele sempre quis realizar para a mãe. “A Prefeitura adiantou um sonho que eu queria realizar para ela. Foi algo bem completo e que eu não imaginava que viria. Graças a Deus veio esse programa e pôde deixar tudo no lugar. A pintura, a organização, a troca das instalações no banheiro, foi tudo pensado nos mínimos detalhes para deixar a nossa moradia muito mais bonita e agradável”, disse.
Outras obras – Nos últimos anos, o Arraial do Retiro passou por uma grande mudança, com a realização de obras que melhoraram a saúde, mobilidade, infraestrutura, iluminação, esporte e lazer. As melhorias incluem, além das casas reformadas pelo Morar Melhor, a construção de duas importantes vias, a Rua São Carlos – que liga o Arraial do Retiro ao São Gonçalo do Retiro e à Estrada das Barreiras e Cabula – e a Avenida Batatinha, que liga a BR-324 e também o Arraial de Baixo à Mata Escura.
O bairro contou ainda, com a construção da Unidade de Saúde da Família (USF) Antônio Ribeiro Neiva, com a requalificação da lagoa do bairro, considerada um patrimônio natural da cidade, com a implantação de iluminação em LED e a construção de campos e quadras.
Critérios do Morar Melhor – Maior programa de melhorias habitacionais do país, o Morar Melhor segue critérios como precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE e na observação de campo; áreas com maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; com maior predominância de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza e com maior incidência de mulheres chefes de família, entre outros requisitos. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.
As melhorias habitacionais incluem serviços diversos, a exemplo de reboco, pintura, troca do telhado, de kit sanitário (vaso e pia) e troca de portas e janelas. Desde o início do programa, em 2015, mais de 56 mil casas já foram reformadas em mais de 300 localidades de Salvador.
Comments